CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Notícias

Rachando a cuca em Português 5º ano


Atividade avaliativa desafia os alunos a praticarem a coerência textual

Francianne de Fátima

O texto “O Bolo de Mariana” deu o que falar no 5º ano. O que parecia uma simples atividade de leitura e interpretação transformou-se num desafio de “rachar a cuca”, que jamais poderiam imaginar. Durante uma semana, as aulas de Português mexeram, literalmente, com a cabeça dos alunos. O cérebro deu tilt e os neurônios “entraram em parafuso”, mas tudo valeu a pena.

Nesse momento, imagino que vocês estejam se perguntando o porquê de tanto frisson. A resposta está no próprio texto. Isso mesmo! Propositalmente, a professora Mara fez o bolo da menina Mariana “desandar” (como se diz a respeito de uma receita), quando apresentou a narrativa em fichas. Foi aí que tudo começou.

Na atividade avaliativa (02 pontos na nota do trimestre), os alunos se reuniram em grupo para estruturar a história. No decorrer da mesma, eles tiveram que ficar atentos a um dos conteúdos mais complexos da disciplina - a bendita coerência. Numa tentativa aqui, outra ali, as crianças conseguiram encaixar as palavras corretamente, aplicando os conceitos paragrafação, pontuação, coesão e, claro, o respeito à opinião do outro.  

O resultado? Bom, pela alegria da professora (que não se descabelou em nenhum momento...rs), o aprendizado aconteceu e aconteceu bonito.

imagem

imagem

imagem

imagem

Vejam mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsável

imagem


© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON