CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Monumento histórico de Samambaia

Parque Três Meninas

*Élton Skartazini

imagemAs três casinhas de bonecas do Parque Três Meninas, construídas nos anos 60 pelo casal Inezil e Martha PennaMarinho às suas filhas Zilta, Marine e Martita, remetem à criatividade e às brincadeiras infantis numa fase lúdica da vida dessa família. Restauradas como monumento, essas Casinhas de Bonecas resgatam a história viva na memória de milhares de famílias que vieram para Samambaia atrás de moradia nos anos 80 e 90, e continuam a chegar...

Autor desse monumento, Inezil Penna Marinho (1915 – 1985), disse em 1939: “Meu ideal é, pois, bem diferente, não quero de riquezas o esplendor. Sou apenas um pobre sonhador, a aspirar uma luz fulgente”. Ligado aos esportes é referência nos primórdios da Educação Física no Brasil, demonstrando também muito interesse pela filosofia, história e poesia. Veio do Rio de Janeiro a Brasília em 1958, para implantar o Ministério da Educação na Nova Capital.

Em 1960 a família Penna Marinho arrendou 72.861 hectares no Núcleo Rural Taguatinga, onde instalou a Chácara Três Meninas. Nos anos 60 e 70 o local serviu à produção de suínos, aves e ovos, bem como para recepcionar visitantes ilustres, chefes de estado e artistas, num ambiente confortável e inspirador. Dizem que até mesmo o guerrilheiro Che Guevara ali se hospedou, quando veio ao Brasil para ser condecorado pelo então presidente Jânio Quadros. imagem

Em 1988 a chácara virou sede da Administração Regional de Samambaia. Ali foram entregues títulos de assentamento a milhares de famílias que vieram povoar a cidade criada oficialmente em 25 de outubro de 1989. A visão do casarão e das casinhas de estilo colonial/eclético, decoradas com cerâmicas portuguesas, calou fundo na mente dessas ‘famílias oriundas de invasões e fundo de quintais’, que acreditaram, finalmente, ter encontrado seu ‘lugar ao sol’.

Em 1993 a chácara virou o Parque Três Meninas. A comunidade de Samambaia clama pela sua revitalização e tombamento como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal. Por isso, o Centro de Criatividade Infanto-juvenil-CCI, autorizado pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, restaurou as Casinhas de Bonecas como monumento histórico de Samambaia, estimulando a visitação, revitalização e tombamento do Parque Três Meninas. 

*Élton Skartazini é Jornalista e curador do projeto Monumentos para Samambaia - Galeria a céu aberto - que terá 25 monumentos. Sete deles já estão instalados: Lugar ao Sol, Três Meninas, Asas da Imaginação, Luz do Saber, Transparência, Encontro e Casinhas de Bonecas.

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON