CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

domingo, 19 de agosto de 2018

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Festival da Matemática 8º ano

Projeto literário promove o desenvolvimento de jogos e desafios matemáticos

imagemFrancianne de Fátima

Se Júlio César de Mello e Sousa soubesse que inspiraria grandes inventos nas escolas, jamais teria criado o pseudônimo Malba Tahan, acreditando que ninguém levaria seus contos árabes a sério, sendo ele brasileiro. Ledo engano! “O homem que calculava”, um dos mais notáveis livros de todos os tempos, conquistou um valor pedagógico reconhecido internacionalmente. Só no Brasil, já foram vendidos mais de 2 milhões de exemplares (uau!). 

Não é por acaso que a obra integra o projeto literário do 8º ano. Nesse último trimestre letivo, a narrativa foi trabalhada nas aulas dos professores Jussara e Cléber. Baseando-se nas aventuras de seu personagem principal - o persa Beremiz Samir -, os educadores exploraram toda a riqueza de conceitos, dicas e informações que o calculista e sábio matemático nos fornece.

Numa das situações descritas no livro, Beremiz, residente em Bagdá (século XIII), afirma que “O homem só vale pelo que sabe". Para provar que essa afirmação é mais atual do que podemos imaginar, eles realizaram o Festival da Matemática nas turmas envolvidas. A proposta consistiu na apresentação da obra, que explica, de uma maneira muito simples, vários problemas e curiosidades dessa área das exatas.

No desenvolvimento do trabalho, os alunos expuseram suas criações. Foram diversos jogos lúdicos e atrativos envolvendo os conteúdos da disciplina: xadrez algébrico, basquete dos números, múltiplos e sequências, dominó fracionado, vira-vira, acerte se for capaz, fecha a caixa, jarro quebrado, twister, roleta, sobe e desce, ASMD (iniciais das quatro operações), quadrado mágico, corrida dos cálculos, drible ou desafio, X vs X, masterchef, dentre outros.     

Mais fotos nesse link.

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON