Alunos encenam obras literárias da 3ª fase do Modernismo
Francianne de Fátima
Os alunos da 3ª série EM “entraram de cabeça” nas obras da 3ª fase do Modernismo. Após estudo e análise de todo o contexto histórico e político da época, o professor Márcio propôs um aprofundamento sobre a influência de dois importantes autores desse movimento – Clarisse Lispector e João Cabral de Melo Neto.
Considerando a influência cultural e intelectual de tais autores, os clássicos “A hora da estrela” e “Morte e Vida Severina” foram adaptados pelos estudantes e apresentados às turmas do 6º ano à 2ª série. As produções tiveram como critérios de avaliação o roteiro, o cenário, a sonoplastia e a desenvoltura cênica.
O primeiro, A hora da estrela, conta a história da jovem órfã Macabéa, cheia de sonhos, manias e conflitos internos que a acompanham desde a infância. No romance, Clarice enfatiza o contato do imigrante nordestino com a cidade grande e trabalha níveis distintos, porém, complementares, de narrativas.
No segundo, Morte e Vida Severina, João Cabral utiliza-se de versos curtos para tratar de uma problemática comum ao povo nordestino - a seca. O personagem Severino alterna diálogos e monólogos que ilustram figuras simbólicas da morte (como rezas e funeral) e reflexões acerca da vida de um retirante. A atividade integrou o projeto literário desenvolvido em cada disciplina.
Vejam como foram as encenações, clicando nesse link.